Atendimento Social e Comunitário
O serviço de Atendimento Social e Comunitário surgiu, inicialmente, da necessidade de descentralizar os serviços de Ação Social do Município junto da comunidade, com o objetivo de colocar à disposição das pessoas e famílias da freguesia de Rio Covo Santa Eugénia e restantes freguesias que fazem parte da Comissão Social Interfreguesias (CSIF) “Cávado Sul” um serviço de proximidade junto da comunidade para a realização de atividades, com vista à gradual da autonomia pessoal, social e profissional da população, bem como da execução de um trabalho comunitário de intervenção e dinamização social destinada ao desenvolvimento local com vista ao combate à pobreza e exclusão social.
Este serviço de Atendimento Social e Comunitário está inserido na micro rede 3 - Rede Integrada do Plano de Ação de 2022 da Rede Social de Barcelos. Este serviço é cada vez mais procurado, trabalhando-se em articulação com todas as entidades públicas e privadas a nível local e nacional. É através desta articulação que o serviço tem manifestado a sua importância, pondo em evidência o aumento das desigualdades sociais, nomeadamente no acesso aos serviços de saúde, com destaque para a saúde mental e atestados multiusos, aos serviços da segurança social, da habitação e, mais recentemente, da educação.
De acordo com o Protocolo de Colaboração entre a Associação Humanitária de Rio Covo Santa Eugénia e o Município de Barcelos, o Gabinete de Atendimento Social e Comunitário tem como principais objetivos, os seguintes:
-
Proporcionar um serviço de atendimento social descentralizado pelos técnicos das partes outorgantes;
-
Descentralizar e aproximar a população destinatária dos serviços de ação social;
-
Diagnosticar os constrangimentos e necessidades locais, com vista a promover uma melhoria das condições de vida das pessoas e famílias que se encontrem em situação desfavorecida;
-
Realizar um trabalho comunitário que promova o desenvolvimento pessoal e social;
-
Dotar as famílias e pessoas de melhores recursos com vista à resolução de problemas emergentes.
Este serviço tem tido, efetivamente, cada vez mais procura e a tendência é para aumentar. O serviço de Atendimento Social e Comunitário tem, ainda, a funcionar dois projetos de Intervenção Comunitária, concretamente o Projeto “Banco de Trocas”, em parceria com a SOPRO e com a Loja Social de Esposende. Está em funcionamento desde, finais de 2017, e o Projeto “Transporte Solidário”, em parceria com a Junta de Freguesia de Rio Covo Santa Eugénia, que visa assegurar o transporte às famílias carenciadas desta freguesia no levantamento de cabazes alimentares entregues pela Casa de Saúde de São José, no âmbito do Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas da Segurança Social. Este programa funciona com uma periocidade mensal.
Este serviço funciona de segunda a sexta-feira das 9h30 às 12h00.
